Hoje vamos falar sobre os contratos familiares!
Os pequenos passos do cotidiano que trazem melhor convivência e bem-estar para a família.
Na sua família, qualquer um faz qualquer coisa?
Por vezes implícitos, esses contratos estabelecem as responsabilidades de cada um dentro do grupo familiar. Com eles, são organizadas não somente as questões práticas e rotineiras da família, mas também os comportamentos esperados de cada um.
A partir do momento em que os membros de uma família sabem quais são as responsabilidades do outro, diminuem cobranças infundadas e decepções demasiadas, já que o diálogo é mais facilmente estabelecido. Os contratos se tornam base para uma conversa mais madura frente aos problemas que surgem.
Estabeleçam com clareza o que esperam do outro, desde as expressões de sentimentos até as tarefas corriqueiras, como quem é responsável por lavar a louça do almoço ou quem leva o cachorro para passear!
Os contratos devem ser maleáveis, podendo mudar conforme a realidade que está sendo vivida e sempre respeitando a cada um, sem sobrecarregar ninguém.
Sejam práticos e precisos nas pequenas coisas para não terem que enfrentar grandes dificuldades decorrentes de sucessivos erros menores.
Aprendam a conversar com paciência, respeito e se colocando no lugar do parceiro com amor.
Faça sua parte, comece por você.